terça-feira, 24 de novembro de 2015

Autor: Conheça Reinaldo Santos Neves


Conheça um pouco sobre o artista capixaba Reinaldo Neves..


Reinaldo Santos Neves nasceu em 1946, em Vitória (ES), e atualmente mora em Vila Velha. É graduado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo e trabalha na UFES desde 1970. São de sua autoria os romances A crônica de Malemort (1978), As mãos no fogo (1984), Sueli: romance confesso (1989), Kitty aos 22: divertimento (2006); além do volume de contos Má notícia para o pai da criança (1995). Em 2007, publicou pela Bertrand Brasil o romance A longa história.

CONHEÇA O LIVRO: A LONGA HISTÓRIA



Páginas: 616

No romance A Longa História, Reinaldo Santos Neves mostra uma Idade Média pela perspectiva do próprio imaginário medieval: seus personagens são monges, marinheiros, poetas, peregrinos, prostitutas, artesãos e leprosos inspirados por crônicas obscuras, relatos de viagens, autobiografias de pessoas hoje esquecidas, coletâneas de contos morais e versos de poetas de diversas nações. É uma obra literária de um escritor brasileiro que comprova a tese formulada por Jorge Luis Borges de que os sul-americanos podem ‘lançar mão de todos os temas europeus e utilizá-los sem superstições, com uma irreverência que pode ter, e já tem, conseqüências afortunadas’.
Numa ponta da Europa, uma velha condessa em seu castelo faz o voto de ler uma história antes de morrer; em outra ponta, recolhido ao mosteiro de Broz, na Hungria, jaz imerso em voto de silêncio um velho contador de histórias. Ela deseja ler a Longa História, de Posthumus de Broz; este pretende morrer sem dizer mais uma só palavra. Caberá ao tímido noviço e jovem copista, Grim de Grimsby, a árdua missão de percorrer dois mil quilômetros de estrada, sujeito a todo tipo de perigos e tentações, e transcrever em pergaminho esta história para a condessa ler – desde que consiga convencer Posthumus a abrir sua boca e contá-la. Para tanto, Grim aceitará a ajuda e companhia de uma jovem que, ao contrário dele, fugiu de um convento para descobrir o mundo. Mas ela é também uma fonte de tentações que, ao mesmo tempo, atrai e repele o jovem noviço. Nas palavras do autor, esta é ‘a história da busca de uma história’. Segundo ele, A Longa História ‘é uma viagem – sem compromisso acadêmico – pelo imaginário medieval europeu. Seu tema, como o de tantos outros, é a busca de algo especialmente sagrado ou valioso. Só que aqui esse algo que se busca não é nada de tão sagrado como o Santo Graal nem de tão valioso como as minas de Salomão ou a ilha do tesouro. Mas o que poderia ser mais sagrado e valioso, como objeto de busca, do ponto de vista da própria literatura, do que uma história?’ Em A Longa História, de Reinaldo Santos Neves, apesar de todos os seus personagens fascinantes, o protagonista é, sem dúvida, a própria Longa História, com tudo o que ela representa: o fascínio que a literatura exerce sobre todos nós desde que o ser humano começou a inventar histórias. É uma obra sobre leituras e leitores, escrita de leitor para leitor.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O LIVRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates