terça-feira, 24 de novembro de 2015

Conheça Pedro J. Nunes


Pedro José Nunes nasceu em Ibitirama, ES, em 1962. Nesse mesmo ano, sua família retornou a São José do Calçado, e lá ele residiu até os 19 anos, quando se mudou definitivamente para Vitória. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Embora tenha feito os primeiros estudos no Grupo Escolar Manoel Franco, foi alfabetizado pela mãe, dona Anna, aos seis anos, e desde então não largou os livros. Os pais, embora não fossem ligados à leitura, não negaram apoio ao leitor precoce ou à formação do futuro escritor. Leitor apaixonado de Dostoievski e outros autores clássicos, estreou na literatura em 1987, quando, entre quase dois mil escritores de todo o país, foi selecionado com o conto Sereia para participar na antologia Jovens contos eróticos, da editora Brasiliense. Em 1993 surgiu com Aninhanha, livro que alcançou duas edições e se tornou objeto de inúmeras análises em cursos de especialização e mestrado em Literatura. Este livro precedeu Vilarejo e outras histórias, seu maior êxito, atualmente na 5ª edição, lançado pouco depois, a exemplo de Aninhanha, na coleção A Cultura na Ufes, da Secretaria de Produção e Difusão Cultural da Ufes. A primeira edição de Vilarejo surgiu encartada na célebre revista Você e esgotou-se em 22 dias. A edição encartada trazia apenas a novela Vilarejo. Os contos que compõem o livro só apareceram a partir da segunda edição.Vilarejo e outras histórias foi leitura obrigatória no vestibular da Ufes de 1995 e 1996 e ainda hoje é bastante lido em escolas de 1º e 2º graus.

Escritor premiado, em 1992 recebeu o Prêmio Almeida Cousin para escritor revelação. Em 1998, com o romance inédito Menino, recebeu o Prêmio de Romance Virgínia Tamanini, da Secretaria de Cultura do Espírito Santo. O romance apareceu em livro em 2000 e em 2005 saiu a 2ª edição. Nesse mesmo ano, o livro entrou para o programa de leitura da Secretaria de Educação do Espírito Santo. O enredo é baseado na infância do autor em São José do Calçado e é uma biografia de parte daquela cidade sob a lente de um imparcial menino-observador. Em 2012 o livro foi publicado em tiragem de 70.000 exemplares para o projeto Nossolivro.

Recebeu o Prêmio Secult para Literatura Infanto-Juvenil pelo livro infantil A pulga e o jesuíta, uma fantasia sobre a inauguração da Igreja e Residência Reis Magos, em 1615, em Nova Almeida, ES. O livro foi publicado em 2010.

Em 2008 criou, com Luiz Guilherme Santos Neves, a coleção Memória Capixaba, dedicada a temas de interesse da história e da cultura do Espírito Santo, com publicação de livros e DVDs.

Sua obra literária inclui diversos outros livros e publicações em revistas e jornais do Espírito Santo.

É autor dos documentários em vídeo Caleidoscópio do folclore capixaba (com Luiz Guilherme Santos Neves), encartado no livro Breviário do folclore capixaba, Sabalogos (publicado no site Tertúlia) e Parque Moscoso: um parque centenário, publicado em DVD pela Editora Formar em 2012.

É sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e membro da Academia Espírito-santense de Letras.


A última noite

.:. contos .:.



 O volume de contos A última noite contém seis contos inéditos e um já publicado do escritor Pedro J. Nunes. Para ambientá-los, o autor criou um bairro no noroeste da ilha de Vitória, o bairro Assunção de Nossa Senhora, também conhecido como Assunção.
Todas essas histórias têm relação com o bairro. Umas aconteceram aí (Nicodemos, o matador e A abantesma do bairro Assunção), outras aí nasceram (Teorema), e há aquelas que aí se consumaram (A última noite e Violeta). Se estes contos são atravessados pelo tema do amor entre os assuncenses, aquele pretensiosamente batizado Eventos de gente trágica: romance breve é o mais completo painel traçado sobre como se ama em Assunção.  
O conto Mariposa noturna em veranico de maio foi escrito na década de 1990 e publicado na antologia Mulheres: diversa caligrafia e, assim como a antologia, ficou pouco conhecido. Já que possui certa semelhança com os demais contos, quando nada por haver sido ambientado em alguns lugares imaginários em Vitória, incluiu-se nesse volume.




Igreja e Residência Reis Magos:
obra jesuítica em Nova Almeida

.:. história .:.




Secri: Serviço de Engajamento Comunitário

.:. reportagem histórica .:.





A tarde dos porcos

.:. romanceinfantojuvenil .:.

     




A pulga e o jesuíta

.:. literatura infantil .:.

     




.:. romance .:.

          




Vilarejo e outras histórias

.:. contos .:.

             

      




Aninhanha

.:. romance .:.

     


http://www.tertuliacapixaba.com.br/biografia/bio_pedro_j_nunes.htm

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates